Série Temas Patrulhados (8)

Moral e Economia: entrelaçamento indispensável

A formação moral de uma nação, com sólidos princípios culturais e religiosos, é a condição para resolver em profundidade os problemas econômicos, afirma Lindenberg

Verdadeira solução

* Para solucionar em profundidade os problemas econômicos, é necessário que os responsáveis pela formação de uma nação - o Clero em primeiro lugar - efetivamente ensinem os princípios morais, culturais e religiosos que são o fundamento e a "conditio sine qua non" da ordem socioeconômica, afirma Adolpho Lindenberg no artigo "Economia e Moral", da Série Temas Patrulhados.

"Patrulhamento"

* Lindenberg é autor do livro "Os católicos e a economia de mercado", em que denuncia uma política com viés esquerdista que censura, marginaliza, "patrulha" ou encobre com um manto de silêncio, opiniões "politicamente incorretas", não afinadas com as ideologias de esquerda.

Progresso material e hábitos virtuosos

* O articulista acrescenta que a riqueza, a estabilidade econômica e o progresso material de um povo dependem não só do respeito ao direito de propriedade e às leis da livre iniciativa, mas de hábitos sociais virtuosos: esforço intenso, sistematizado, capacidade profissional adquirida pelo estudo e trabalho, vontade e força de poupar , morigeração nos gastos e discernimento na condução dos negócios.

Entrelaçamento da moral e a economia

* Infelizmente, esse entrelaçamento de preceitos de ordem moral e de questões econômicas é esquecido pela maioria dos prelados que prega reformas de estrutura, condena a inserção de nossa economia no cenário mundial, censura os lucros das empresas, etc. com o intuito alegado de minorar a sorte dos carentes e marginalizados. Sermões recomendando o hábito de trabalhar metódica e intensamente e a praxe de economizar seriam muito mais úteis do que incitamentos a protestos, greves e invasões, conclui Lindenberg em seu extenso artigo, que oferecemos gratuitamente aos leitores.

040610CN / ConstruNews

A difusão desta mensagem, com uma finalidade cultural e com o intuito de promover um debate construtivo e respeitoso de idéias, é de exclusiva responsabilidade da ConstruNews. Telefone de contato: (11) 9252 - 7873