Agosto 26, 2001: Newsgroups soc.culture.argentina, soc.culture.brazil, soc.culture.cuba, soc.culture.latin-america, soc.culture.latin-american, soc.culture.portuguese. Sept. 1, 2001: Diario Las Américas, Miami. Sept. 7, 2001: CubDest website

Jovens gaúchos: "Não deixe o Rio Grande virar Cuba"

Voltaram decididos a percorrer o Estado para denunciar o que o PT -segundo eles, com posições semelhantes às do sistema cubano- pode fazer com Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE, 23 ag. 01 (Atualidade Brasileira/AB) - Com o lema "Não deixe o Rio Grande virar Cuba" estampado nas camisetas, cinco jovens gaúchos retornaram da ilha trazendo na bagagem gravações de numerosas entrevistas, documentos e fotos que mostram o panorama de injustiça, miséria e repressão do sistema comunista.

José Henrique Westphalen, Luciano Anziliero, Marcelo Demolinier, Rogério Soliman e Sílvio Comanduli, em declarações ao jornal Zero Hora, narram que ficaram chocados com a baixa qualidade da educação, da saúde e da moradia, que certos propagandistas apresentam como os grandes "éxitos" da revolução. As crianças e jovens estão "desestimulados com o estudo", pois logo de formados, como no caso dos médicos, receberão um salário entre 7 e 15 dólares. Os remédios praticamente não existem nas prateleiras das farmácias. E grupos familiares de até 9 pessoas moram hacinados numa só peça.

Westphalen, de 21 anos, reconhece que também no Brasil há problemas sociais. Mas uma das grandes diferenças é que aqui as pessoas podem melhorar trabalhando e estudando, num ambiente de liberdade. "Lá não", conclui o jovem gaúcho.

O grupo conseguiu chegar a Varadero, balneário paradisiaco onde só os estrangeiros e alguns cubanos funcionários do regime tem acesso. "Lá é outro mundo: muitos dólares, carros importados, grande investimento estrangeiro em hotéis de luxo". No resto da ilha, o que abunda é a miséria e a falta de liberdade. Os 5 jovens voltaram decididos a percorrer o Interior para que todos saibam o que o PT, que no RS detém o governo do Estado e a prefeitura e que, segundo eles, tem programas semelhantes aos do sistema cubano- pode fazer com Rio Grande do Sul.

Outros gaúchos que lá estiveram e voltaram decididos a falar toda a verdade sobre Cuba comunista são o jornalista e professor da PUCRS Juremir Machado da Silva e o arquiteto Percival Puggina. Ambos publicaram artigos no Correio do Povo. "Cuba é o inferno no paraíso caribenho", sintetizou Juremir. "Fui para a rua, vi, ouvi e me estarreci: em 42 anos Fidel Castro construiu o inferno ao alcance de todos. Em Cuba, até os médicos são miseráveis. Os cubanos foram educados para o medo, vivem num Estado totalitário". E lembra o que disse um colega cubano, o professor de história José, que mora com sua esposa e mais 10 pessoas num cortiço de Havana: "Cuba é uma prisão, um cárcere especial. Aquí já se nasce prisioneiro. E a pena é perpétua. Tenho uma vida dupla: nas aulas, minto para os alunos, faço a apologia da revolução. Fora, sei que vivo um pesadelo". Juremir acrescenta o comentário de um outro cubano sobre a educação: "Temos alfabetização, não educação. Somos formados para ler a versão oficial, não para a liberdade". Sobre o sistema de "livreta", pela qual em tese os cubanos receberiam uma espécie de cesta básica, ele observa: "Garante comida para uma semana. Depois, cada um que se vire. Carne é um produto impensável".

O arquiteto Puggina, após passar 7 dias em Cuba, voltou estarrecido com a "miséria" e com o "fortíssimo policiamento ostensivo". "Há um rígido controle do Estado sobre a vida dos cidadãos, em cada quarteirão opera um Comitê de Defesa da Revolução" que espiona a vida de cada um, narra ele.

No começo do ano, uma delegação cubana, encabeçada por Ricardo Alarcón, presidente da Assembléia do Poder Popular Cubano e "eminência parda" do regime, esteve em Porto Alegre para participar do Fórum Social Mundial, efetuado na PUCRS, tendo um papel protagônico junto com representantes de guerrilheiros colombianos, do MST e do PT. Na ocasião, os cubanos foram homenageados pelo governador Olívio Dutra e pelo prefeito Tarso Genro.

AtualidadeBrasileira/AB

Referências:

Reportagem, "Cuba vira tema de campanha - Cinco militantes visitaram a ilha de Fidel por cinco dias", Zero Hora, Porto Alegre.

Percival Puggina, "A fé contra a miséria", Correio do Povo, Porto Alegre.

Juremir Machado da Silva, "A verdade sobre Cuba - O inferno no Paraíso", Correio do Povo, Porto Alegre.

Reportagem, "Fórum Social Mundial de Porto Alegre: laboratório da subversão", Diario Las Américas, Miami.

Reportagem, "Vacina cubana contra a meningite: ineficácia comprovada" (em espanhol), Diario Las Américas, Miami.

Fernando Montabone, "Medicina cubana: mito e realidade" (em espanhol), El País, Montevideu.